3 Dicas para não escapar Contorno Ponto cheio

3 de junho de 2020

Pesquisar Conteúdo:

Melhore seu modo de programar com essas 3 dicas importantes!

O contorno do Ponto cheio é realmente o vilão para muitas pessoas que trabalham com bordado, porque é um ponto que geralmente escapa e isso acaba estragando todo o trabalho da matriz que já estava pronto.

Se você já passou por isso, sabe que não é nada bom não é verdade?

Mas fique tranquilo! Com essas 3 dicas você vai aprender como evitar que isso aconteça e melhorar o Contorno do Ponto Cheio de seu bordado.

Antes de começar, preciso que você saiba que essas dicas que você vai aprender aqui, só serão úteis se você colocá las em prática! 

Então bora para a primeira dica?

1- Envolva sua Matriz

Mas como assim envolver a Matriz? Quando você for criar sua matriz de bordado com o ponto cheio, você precisa envolvê-lo.

Por exemplo: Vamos supor que você está bordando um círculo em Ponto Tatame e precisa criar um contorno em ponto cheio, o segredo aqui é entrar um pouco a mais para dentro do círculo e não deixar de um todo para fora do desenho do círculo.

Fazendo assim, o contorno tende a prender se a matriz de baixo fixando melhor e evitando que escape o ponto.

Viu como é simples? Porém uma dica como essa pode fazer total diferença em seu trabalho diário.

Mas essa é só a primeira dica! Vamos partir para a segunda?

2-Sequência

Bordar na sequência é importantíssimo, para evitar que o tecido que você está bordando não se mexa.

Por mais que você tenha fixado bem o tecido na máquina, se você bordar cada objeto do desenho separadamente e depois fazer o contorno do ponto cheio, você corre um risco muito grande de deslocar o tecido e estragar o seu bordado.

Por isso é muito importante você seguir a sequência do bordado!

Já com essas duas dicas você vai melhorar muito seu trabalho, mas temos mais uma dica que vai completar todo o processo!

3-Compensação de Encolhimento

A terceira e última dica é a compensação de encolhimento, que nada mais é, do que programar sua matriz para que quando o tecido encolher após o bordado, não fique enrugado.

Quando a máquina está bordando, é normal que no processo aconteça de encolher o tecido, às vezes pode acontecer de encolher alguns milímetros ou até centímetros, dependendo do bordado.

Então o que fazer para que seu bordado não fique com o aspecto enrugado?

É muito simples,você precisa configurar sua matriz com a compensação de encolhimento, que fará com que sua matriz expanda alguns milímetros a mais, compensando o encolhimento final do bordado.

Mas você pode estar se perguntando: Qual é a compensação que devo configurar?

Gostou dessas dicas?

Acredito que se você colocar em prática essas 3 dicas que você leu aqui seus resultados nunca mais serão os mesmos!

Eu costumo deixar em 0,40 milímetros, já é o suficiente para compensar o encolhimento e deixar seu bordado muito mais bonito e bem acabado.

Aproveite também para ler outros artigos aqui no Blog, dicas como essas e conteúdos relevantes, tenho certeza que você vai aprender muito sobre matrizes de bordado!

Não deixe de conferir nossos conteúdos exclusivos se inscrevendo em nossa LISTA VIP:

Links úteis:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Deixe o seu comentário:

O autor

Leonardo Sant'Ana

Leonardo Sant'Ana da cidade de São José do Rio Preto - SP, programador de matrizes de bordados desde 2009, trabalhou a 7 anos em um bordado aprendendo desenvolver matrizes de alta qualidade, vendo suas criações serem bordadas para todo Brasil. Em 2016 decidiu começar a empreender, trabalhar apartir de sua casa e fundou a sua empresa Free Hand, empreendendo com produtos digitais e ensino online de criação de matrizes de bordados. Atualmente dedica seu tempo na Free Hand e com seus alunos que fazem parte do programa Criar Matrizes de Bordado, Sua missão é mostrar ao mundo que de fato é possivel empreender pela internet

Posts Relacionados

Está com dificuldades com as matrizes de bordados?

Encontrar dificuldades na programação de matrizes de bordado é algo inevitável, aliás, tudo na vida não vem de forma fácil. Trouxe algumas dicas para você....

Saiba como salvar suas matrizes e convertê-las para o tipo de arquivo que sua máquina aceita!

Este artigo é pra você, que talvez ainda não sabe como converter suas matrizes no tipo de arquivo necessário para a leitura de sua máquina! Venha conferir essa dica sensacional......

Editar Matrizes de Bordado
no Wilcom

Editar Matrizes de Bordado
no Pe Design

Editar Matrizes de Bordado
no Embird

Criar Matrizes
de Chaveirinho