Poliéster ou Algodão?
Aprenda a diferença entre as duas linhas e acerte na hora de realizar seu trabalho de bordado!
Tão importante como desenvolver uma boa técnica de trabalho é saber identificar as linhas com as quais você vai trabalhar, existem vários tipos de linha como a linha linha mouline, linha raiom, linha de seda… e por aí vai.
Tão importante como desenvolver uma boa técnica de trabalho é saber identificar as linhas com as quais você vai trabalhar, existem vários tipos de linhas como a linha linha mouline, linha raiom, linha de seda… e por aí vai.
Mas, as linhas mais comuns e mais usadas são de poliéster e algodão.
Talvez o primeiro motivo seja o preço, geralmente são as linhas mais baratas do mercado, mas não é só isso, as duas linhas tem suas particularidades.
A linha de algodão é mais frágil, tem a tendência de quebrar mais facilmente na máquina, do que a linha de poliéster, outra característica da linha de algodão é a opacidade, ou seja, a linha de algodão reflete pouca luz em relação a de poliéster e possui uma espessura mais grossa, então dependendo do tipo de trabalho que você vai fazer, precisa atentar para essas características de cada linha.
O Poliéster é um polímero derivado de ácidos carboxílicos e glicóis ou seja, ácido + álcool= éster + água.
É muito provável que você conheça uma garrafa Pet, que serve para armazenar água, refrigerante, sucos… pois é, o polietileno da (PET) é a mesma composição do Poliéster.
Porém o poliéster como tecido “artificial” apresenta algumas vantagens que os tecidos naturais não tem, como maior durabilidade, mantém por mais tempo as cores e tem alta resistência a rugosidade.
Mas você deve estar se perguntando: Como aplicar essas diferenças na hora de programar a máquina quando for bordar?
Quando você for programar sua máquina, a compensação para a linha de Algodão é em média de 0,45mm a 0,50mm.
Já a compensação para a linha de Poliéster é de 0,40mm.
Pode parecer pouca diferença, pois as medidas são em milímetros, porém essas pequenas diferenças na configuração refletem diretamente no processo e finalização de seu trabalho.
Gostou dessa dica?
Espero que essas dicas ajudem você a identificar os tipos de linhas e as configurações certas na hora de programar sua máquina.