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Como Criar Matriz de Ponto Tatami no Wilcom

Aprenda a minha técnica de criação de matriz de bordado!

Por Vitor Manoel dia em Blog

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No artigo do blog de hoje, vamos te ensinar a criar uma matriz do ZERO com a ferramenta de Ponto Tatami no programa Wilcom! Para seguir este passo a passo é necessário que você tenha o programa Wilcom instalado em seu computador, dito isso, vamos lá!

Primeiramente abra o seu programa Wilcom.

Vou dividir em 4 PARTES para que você possa entender melhor:

 

#1 IMAGEM

1) Para se criar uma matriz do absoluto zero é necessário ter uma imagem para que a gente possa se basear, por isso antes de tudo escolha qual será a imagem ou o desenho cujo qual vamos criar uma matriz;

2) Abra a em seu programa indo até a guia Imagem, escolha a opção Inserir Fichário e encontre a sua imagem e então clique em Abrir;

 

#2 REDESENHAR

1) Com a imagem aberta em seu programa Wilcom, vamos realizar a Técnica de Redesenhar, que nada mais é que contornar o desenho da imagem com as ferramentas corretas;

2) Como vamos utilizar o Ponto Tatami, escolha a Ferramenta Enchimento Complexo, que eu chamo de Ferramenta C por causa do seu símbolo; Veja a imagem abaixo:

Como Criar Matriz de Ponto Tatami no Wilcom

3) Use o Scroll do Mouse para dar Zoom na imagem;

4) Para Redesenhar, clique com o botão Esquerdo do mouse para criar Retas e com o botão Direto do mouse criar Curvas;

5) Crie parte por parte, e para finalizar uma tecle Enter;

6) Selecione seu objeto e clique na função Tatami como a imagem abaixo:

Como Criar Matriz de Ponto Tatami no Wilcom

7) Para pintar, selecione a 'setinha' e escolha o objeto desejado. Com ele selecionado, clique em uma das cores da paleta de cores na parte inferior do programa.

 

#3 CONFIGURAÇÃO DE PONTO 

Ângulo do Ponto:
1) Agora, vamos dar uma direção para o bordado com a ferramenta Ângulo do Ponto, veja a imagem abaixo:

TUDO SOBRE PONTO CHEIO NO WILCOM

2) Crie linhas indicando qual a direção que o bordado deve seguir;

 

Organizando os Objetos:
1) Na Lista Cor Objeto, coloque em ordem o que será bordado primeiro, ou seja, o objeto que for ficar por baixe de tudo precisa estar em primeiro na lista e assim por diante;

 

Ramificando os objetos:
1) Selecione os objetos de mesma cor e tecle I para ramificá los, ou seja, torná los apenas um;

 

Configurando o Enchimento:
1) Selecione todos os objetos clicando sobre eles pressionando o Ctrl;

2) Clique com o botão direito do mouse e escolha Propriedades do Objeto;

3) Na seção Enchimentos, deixe o valor do espaçamento com 0.35mm;

 

Configurando a Compensação de Encolhimento:
1) Procure pela seção Compensação de Repuxo;

2) Deixe o valor com 0.20mm;

 

Configurando o Ponto de Suporte:
1) Procure pela seção Ponto de Suporte;

2) Deixe no Tipo Tatami;

 

#4 SALVAR E CONVERTER

1) Exclua a imagem, para isso, clique com o botão direito sobre ela na Lista Cor Objetos e escolha a opção Destrancar. Depois, tecle DELETE;

2) Vá até Arquivo, Salvar Como;

3) Na janela que se abre escolha o local do seu computador onde você irá salvar essa matriz;

4) Dê a ela um nome fácil de lembrar, e que não contenha "ç , . ! ?" e etc;

5) Embaixo de onde se põe o nome, há uma opção chamada Tipo. Clique sobre ela e escolha em qual versão você quer salvar a sua matriz;

6) Clique em Salvar;

 

Pronto! Assim você terá criado uma matriz em Ponto Tatami do absoluto zero!!

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