Poliéster ou Algodão? Aprenda a diferença entre as duas linhas e acerte na hora de realizar seu trabalho de bordado!

24 de abril de 2020

Pesquisar Conteúdo:

Poliéster ou Algodão?


Aprenda a diferença entre as duas linhas e acerte na hora de realizar seu trabalho de bordado!
Tão importante como desenvolver uma boa técnica de trabalho é saber identificar as linhas com as quais você vai trabalhar, existem vários tipos de linha como a linha linha mouline, linha raiom, linha de seda… e por aí vai.

Tão importante como desenvolver uma boa técnica de trabalho é saber identificar as linhas com as quais você vai trabalhar, existem vários tipos de linhas como a linha linha mouline, linha raiom, linha de seda… e por aí vai.

Mas, as linhas mais comuns e mais usadas são de poliéster e algodão.

Talvez o primeiro motivo seja o preço, geralmente são as linhas mais baratas do mercado, mas não é só isso, as duas linhas tem suas particularidades.

A linha de algodão é mais frágil, tem a tendência de quebrar mais facilmente na máquina, do que a linha de poliéster, outra característica da linha de algodão é a opacidade, ou seja, a linha de algodão reflete pouca luz em relação a de poliéster e possui uma espessura mais grossa, então dependendo do tipo de trabalho que você vai fazer, precisa atentar para essas características de cada linha.

O Poliéster é um polímero derivado de ácidos carboxílicos e glicóis ou seja, ácido + álcool= éster + água. 

É muito provável que você conheça uma garrafa Pet, que serve para armazenar água, refrigerante, sucos… pois é, o polietileno da (PET) é a mesma composição do Poliéster.

Porém o poliéster como tecido “artificial” apresenta algumas vantagens que os tecidos naturais não tem, como maior durabilidade, mantém por mais tempo as cores e tem alta resistência a rugosidade.

Mas você deve estar se perguntando: Como aplicar essas diferenças na hora de programar a máquina quando for bordar?

Quando você for programar sua máquina, a compensação para a linha de Algodão é em média de 0,45mm a 0,50mm.

Já a compensação para a linha de Poliéster é de 0,40mm.

Pode parecer pouca diferença, pois as medidas são em milímetros, porém essas pequenas diferenças na configuração refletem diretamente no processo e finalização de seu trabalho.

Gostou dessa dica?

Espero que essas dicas ajudem você a identificar os tipos de linhas e as configurações certas na hora de programar sua máquina.

Não deixe de conferir nossos conteúdos exclusivos se inscrevendo em nossa LISTA VIP:

Links úteis:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Deixe o seu comentário:

O autor

Leonardo Sant'Ana

Leonardo Sant'Ana da cidade de São José do Rio Preto - SP, programador de matrizes de bordados desde 2009, trabalhou a 7 anos em um bordado aprendendo desenvolver matrizes de alta qualidade, vendo suas criações serem bordadas para todo Brasil. Em 2016 decidiu começar a empreender, trabalhar apartir de sua casa e fundou a sua empresa Free Hand, empreendendo com produtos digitais e ensino online de criação de matrizes de bordados. Atualmente dedica seu tempo na Free Hand e com seus alunos que fazem parte do programa Criar Matrizes de Bordado, Sua missão é mostrar ao mundo que de fato é possivel empreender pela internet

Posts Relacionados

3 Dicas para não escapar Contorno Ponto cheio

3 Dicas para não escapar Contorno Ponto cheio Melhore seu modo de programar com essas 3 dicas importantes! O contorno do Ponto cheio é realmente o vilão para muitas pessoas que trabalham com bordado, porque é um ponto que geralmente escapa e isso acaba estragando todo o trabalho da matriz que já estava pronto. Se você já passou por isso, sabe que não é nada bom não é verdade? Mas fique tranquilo! Com essas 3 dicas você vai aprender como evitar que isso aconteça e melhorar o Contorno do Ponto Cheio de seu bordado. ...

Matrizes ou máquina de bordado?

Se você é uma pessoa que valoriza seu trabalho, seu tempo e seu dinheiro vai gostar dessa dica! Vou apresentar aqui 3 razões para você saber escolher no que investir primeiro. E se você está começando agora, vai te ajudar muito!...

Editar Matrizes de Bordado
no Wilcom

Editar Matrizes de Bordado
no Pe Design

Editar Matrizes de Bordado
no Embird

Criar Matrizes
de Chaveirinho