Poliéster ou Algodão? Aprenda a diferença entre as duas linhas e acerte na hora de realizar seu trabalho de bordado!

24 de abril de 2020

Pesquisar Conteúdo:

Poliéster ou Algodão?


Aprenda a diferença entre as duas linhas e acerte na hora de realizar seu trabalho de bordado!
Tão importante como desenvolver uma boa técnica de trabalho é saber identificar as linhas com as quais você vai trabalhar, existem vários tipos de linha como a linha linha mouline, linha raiom, linha de seda… e por aí vai.

Tão importante como desenvolver uma boa técnica de trabalho é saber identificar as linhas com as quais você vai trabalhar, existem vários tipos de linhas como a linha linha mouline, linha raiom, linha de seda… e por aí vai.

Mas, as linhas mais comuns e mais usadas são de poliéster e algodão.

Talvez o primeiro motivo seja o preço, geralmente são as linhas mais baratas do mercado, mas não é só isso, as duas linhas tem suas particularidades.

A linha de algodão é mais frágil, tem a tendência de quebrar mais facilmente na máquina, do que a linha de poliéster, outra característica da linha de algodão é a opacidade, ou seja, a linha de algodão reflete pouca luz em relação a de poliéster e possui uma espessura mais grossa, então dependendo do tipo de trabalho que você vai fazer, precisa atentar para essas características de cada linha.

O Poliéster é um polímero derivado de ácidos carboxílicos e glicóis ou seja, ácido + álcool= éster + água. 

É muito provável que você conheça uma garrafa Pet, que serve para armazenar água, refrigerante, sucos… pois é, o polietileno da (PET) é a mesma composição do Poliéster.

Porém o poliéster como tecido “artificial” apresenta algumas vantagens que os tecidos naturais não tem, como maior durabilidade, mantém por mais tempo as cores e tem alta resistência a rugosidade.

Mas você deve estar se perguntando: Como aplicar essas diferenças na hora de programar a máquina quando for bordar?

Quando você for programar sua máquina, a compensação para a linha de Algodão é em média de 0,45mm a 0,50mm.

Já a compensação para a linha de Poliéster é de 0,40mm.

Pode parecer pouca diferença, pois as medidas são em milímetros, porém essas pequenas diferenças na configuração refletem diretamente no processo e finalização de seu trabalho.

Gostou dessa dica?

Espero que essas dicas ajudem você a identificar os tipos de linhas e as configurações certas na hora de programar sua máquina.

Não deixe de conferir nossos conteúdos exclusivos se inscrevendo em nossa LISTA VIP:

Links úteis:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Deixe o seu comentário:

O tempo está acabando!

dias
horas
minutos
segundos

Vagas abertas por
tempo limitado!

Criar Matrizes de Bordado

Wilcom, Embird e Pe Design

O autor

Leonardo Sant'Ana

Leonardo Sant'Ana da cidade de São José do Rio Preto - SP, programador de matrizes de bordados desde 2009, trabalhou a 7 anos em um bordado aprendendo desenvolver matrizes de alta qualidade, vendo suas criações serem bordadas para todo Brasil. Em 2016 decidiu começar a empreender, trabalhar apartir de sua casa e fundou a sua empresa Free Hand, empreendendo com produtos digitais e ensino online de criação de matrizes de bordados. Atualmente dedica seu tempo na Free Hand e com seus alunos que fazem parte do programa Criar Matrizes de Bordado, Sua missão é mostrar ao mundo que de fato é possivel empreender pela internet

Posts Relacionados

Editar Matrizes de Bordado
no Wilcom

Editar Matrizes de Bordado
no Pe Design

Editar Matrizes de Bordado
no Embird

Criar Matrizes
de Chaveirinho