Melhore seu modo de programar com essas 3 dicas importantes!
O contorno do Ponto cheio é realmente o vilão para muitas pessoas que trabalham com bordado, porque é um ponto que geralmente escapa e isso acaba estragando todo o trabalho da matriz que já estava pronto.
Se você já passou por isso, sabe que não é nada bom não é verdade?
Mas fique tranquilo! Com essas 3 dicas você vai aprender como evitar que isso aconteça e melhorar o Contorno do Ponto Cheio de seu bordado.
Antes de começar, preciso que você saiba que essas dicas que você vai aprender aqui, só serão úteis se você colocá las em prática!
Então bora para a primeira dica?
1- Envolva sua Matriz
Mas como assim envolver a Matriz? Quando você for criar sua matriz de bordado com o ponto cheio, você precisa envolvê-lo.
Por exemplo: Vamos supor que você está bordando um círculo em Ponto Tatame e precisa criar um contorno em ponto cheio, o segredo aqui é entrar um pouco a mais para dentro do círculo e não deixar de um todo para fora do desenho do círculo.
Fazendo assim, o contorno tende a prender se a matriz de baixo fixando melhor e evitando que escape o ponto.
Viu como é simples? Porém uma dica como essa pode fazer total diferença em seu trabalho diário.
Mas essa é só a primeira dica! Vamos partir para a segunda?
2-Sequência
Bordar na sequência é importantíssimo, para evitar que o tecido que você está bordando não se mexa.
Por mais que você tenha fixado bem o tecido na máquina, se você bordar cada objeto do desenho separadamente e depois fazer o contorno do ponto cheio, você corre um risco muito grande de deslocar o tecido e estragar o seu bordado.
Por isso é muito importante você seguir a sequência do bordado!
Já com essas duas dicas você vai melhorar muito seu trabalho, mas temos mais uma dica que vai completar todo o processo!
3-Compensação de Encolhimento
A terceira e última dica é a compensação de encolhimento, que nada mais é, do que programar sua matriz para que quando o tecido encolher após o bordado, não fique enrugado.
Quando a máquina está bordando, é normal que no processo aconteça de encolher o tecido, às vezes pode acontecer de encolher alguns milímetros ou até centímetros, dependendo do bordado.
Então o que fazer para que seu bordado não fique com o aspecto enrugado?
É muito simples,você precisa configurar sua matriz com a compensação de encolhimento, que fará com que sua matriz expanda alguns milímetros a mais, compensando o encolhimento final do bordado.
Mas você pode estar se perguntando: Qual é a compensação que devo configurar?
Gostou dessas dicas?
Acredito que se você colocar em prática essas 3 dicas que você leu aqui seus resultados nunca mais serão os mesmos!
Eu costumo deixar em 0,40 milímetros, já é o suficiente para compensar o encolhimento e deixar seu bordado muito mais bonito e bem acabado.
Aproveite também para ler outros artigos aqui no Blog, dicas como essas e conteúdos relevantes, tenho certeza que você vai aprender muito sobre matrizes de bordado!