Como Criar Matrizes em Ponto Costura no Embird

6 de janeiro de 2021

Pesquisar Conteúdo:

Hoje eu vou te ensinar um método infalível de criação de matrizes de bordado de ponto costura no programa Embird, o mesmo passo a passo usado no meu curso Criar Matrizes de Bordado 😱😍🥰

Seja bem vindo ao Blog da Free Hand Bordados, onde você vai pegar dicas rápidas e passo a passos que vão resolver o seu problema do dia a dia, nosso maior objetivo aqui é te ajudar de alguma maneira por isso ao acabar de ler este artigo comente o que achou e o que podemos melhorar, agora borá lá pro conteúdo! 😉💪

Primordialmente algumas pessoas ainda temem a criação de matrizes, acham difícil e complicado por ser no computador… e nada de errado com isso! Mas, o artigo de hoje vai te mostrar o quão fácil e simples pode ser criar uma matriz! 😉😉

Introdução

O tutorial de hoje terá como base o programa Embird, por isso as ferramentas serão exclusivamente dele. Caso queiram em outro programa como Wilcom ou Pe Design, comentem lá embaixo que trago pra vocês!

Portanto, chegou a hora de aprendermos como criar matrizes em ponto costura no Embird.

Antes de mais nada, vamos adentrar no Lauch Studio do Embird, que é onde podemos dar vida a uma matriz. Clique na Função ilustrada na imagem abaixo:

Primeiro Passo: Tenha uma Imagem

O primeiro passo para criar uma matriz é ter como base uma imagem, em boa resolução para que possamos enxergar cada detalhe e tentar reproduzir ao máximo em uma matriz.

Adiante, vamos adicionar essa imagem ao nosso programa indo até a Guia “Image”, escolha a opção “Import”. Será aberta uma caixa de pesquisa, onde podemos encontrar a imagem desejada nos arquivos do seu computador; Ao localizá-la, selecione-a e clique no botão “Abrir”.

Segundo Passo: Técnica de Redesenhar

Em segundo lugar, vamos aplicar a Técnica de Redesenhar, que nada mais é que contornar os traços da imagem com uma ferramenta de pontos do próprio programa Embird. No caso vamos usar essa ferramenta Create Outline Object (imagem abaixo), que nos dará o ponto costura:

Como criar matrizes em ponto costura no Embird

Com o botão esquerdo do mouse, você criará dois ponto que formarão uma reta com um “ponto no meio”. Por meio desse ponto no meio da reta você consegue reproduzir as curvas, ajustado esse ponto ao contorno da imagem selecionada.

Como criar matrizes em ponto costura no Embird

Para prosseguir, basta ir clicando com o botão esquerdo do mouse contornando a sua imagem e ajustando possíveis curvaturas.

Ao finalizar partes dessa imagem, tecle “Enter” e clique na função “Generate Stitches” mostrado na imagem abaixo:

Cobrindo toda a imagem desejada, vamos ao próximo passo.

Terceiro Passo: Configurando sua Matriz

Em terceiro lugar, é necessário que você selecione todos os objetos que você acabou de criar. Após isso, clique com o botão direito do mouse sobre eles, e escolha a opção “Parameters”.

Na caixinha que se abre você poderá modificar a densidade do ponto, a aparência do seu ponto, a distância entre os pontos e muito mais. Eu aconselho que você deixe uma configuração semelhante a essa:

Como criar matrizes em ponto costura no Embird

Feito isso, clique em “Apply” e depois em “OK”.

Quarto Passo: Salvando a Matriz

Posteriormente, vamos agora para uma parte importante: Salvar a Matriz da Forma Correta!

Primeiramente, nós vamos salvar a sua matriz na versão “.EOF”, que é uma versão própria para alteração no programa Embird, ou seja, caso precise modificar alguma coisa na matriz é na versão “.EOF” que deve ser feito essa modificação e não nos arquivos em “.XXX”, “.PES”, “.DST”, pois essas versão de arquivos são próprios para leitura da máquina e são bem limitados no computador.

Para salvar em “.EOF” clique na Guia “Design” e escolha a opção “Save As”. Será aberta uma caixinha de pesquisa onde você poderá escolher onde salvar seu arquivo em seu computador. Clique em “Salvar”.

Antes de Salvarmos na linguagem da sua máquina, vá até a ferramenta “Compile and Put into Embird Editor”, mostrado na imagem abaixo:

Como criar matrizes em ponto costura no Embird

Escolha o tamanho de bastidor adequado para a sua máquina clicando na ferramenta “Hoope Size”, mostrado na imagem abaixo:

Como criar matrizes em ponto costura no Embird

Vá até a Guia “File”, escolha a opção “Save As” e na caixa que aparece escolha as versões desejadas e clique em “OK”.

Conclusão

Viu como foi fácil e simples? Depois dessa só não cria matriz quem não quiser 🤣🤣

E aí você já sabia dessa dica? 😅😅

Quem sabe logo logo tenha tutoriais como esse nos outros programas 🤔🤔, se vocês comentarem e compartilharem esse artigo logo logo trago pra vocês! 🥳🥳

Ah! E antes de finalizar o conteúdo de hoje, não poderia deixar de te convidar a fazer parte do meu curso Editar Matrizes Prontas 3 em 1, onde eu vou te ensinar a Editar Matrizes Baixadas da internet que possivelmente podem apresentar alguns erros e falhas como contorno escapando, bordado muito ralo e etc, problemas comuns na vida de toda bordadeira!

Esse treinamento vai te ensinar a aplicar essa técnica nos programas Wilcom, Embird e Pe Design, se eu fosse você não deixaria pra depois!

Clique no botão abaixo e faça sua inscrição! Te espero lá no curso!
[QUERO APRENDER A EDITAR MATRIZES]

Não deixe de conferir nossos conteúdos exclusivos se inscrevendo em nossa LISTA VIP:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Deixe o seu comentário:

O autor

Leonardo Sant'Ana

Leonardo Sant'Ana da cidade de São José do Rio Preto - SP, programador de matrizes de bordados desde 2009, trabalhou a 7 anos em um bordado aprendendo desenvolver matrizes de alta qualidade, vendo suas criações serem bordadas para todo Brasil.Em 2016 decidiu começar a empreender, trabalhar apartir de sua casa e fundou a sua empresa Free Hand, empreendendo com produtos digitais e ensino online de criação de matrizes de bordados.Atualmente dedica seu tempo na Free Hand e com seus alunos que fazem parte do programa Criar Matrizes de Bordado, Sua missão é mostrar ao mundo que de fato é possivel empreender pela internet

Posts Relacionados